Indústria brasileira na era da descarbonização

Indústria brasileira na era da descarbonização

Realizado no dia 16 de junho de 2010, no auditório da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, em São Paulo, SP, o seminário “Responsável, Sustentável e Lucrativa: Rumos da Indústria Brasileira na era da Descarbonização” marcou o início da campanha que a Abimaq está realizando em parceria com o BCB – Brazilian Carbon Bureau, para que as 4,5 mil empresas associadas à entidade façam o inventário de emissões de GEE – Gases de Efeito Estufa de suas atividades. A partir do levantamento do volume de GEE que as indústrias emitem ficará mais fácil definir as ações que possam auxiliar para a redução desses poluentes no processo produtivo e promover a compensação ambiental através do plantio de árvores ou outras alternativas disponíveis no mercado.

Alessandra Bernuzzi, diretora de Responsabilidade Socioambiental da Abimaq, ressalta que a contribuição para diminuir os efeitos das mudanças climáticas é encarada pelo setor como uma maneira de aumentar a competitividade entre as empresas. “Com este inventário vamos fazer uma quantificação de emissões de GEE e, a partir daí, as empresas irão se adaptar para diminuir essas emissões. Como conseqüência, essa ação irá gerar negócios em todas as cadeias de valor”, ressalta.

A partir da realização dos inventários, a previsão é que as empresas levem de seis à nove meses para fazer a compensação de emissões e apresente os resultados obtidos com a realização dos inventários em um ano. “Nosso sonho é reduzir a quantidade de poluentes gerados no Brasil”, enfatiza Alessandra.

O evento contou com a participação de palestrantes ligados à área socioambiental que enfatizaram a importância de ações que amenizem os efeitos das mudanças climáticas que ocorreram principalmente nas últimas décadas. “Não podemos mais voltar atrás, é uma questão de sobrevivência”, finaliza Alessandra.

Atendimento Online

_+

Atendimento Online